Uma história de outro mundo...

Dois homens acabavam de morrer. Deus tinha dito: "Enquanto esses dois homens viverem, serão colocados, em sacos separados, cada uma de suas boas ações e, quando de sua morte, serão pesados os sacos." Quando esses dois homens chegaram à sua hora final, Deus fez com que trouxessem os dois sacos. Um estava pesado, grande, bem cheio, nele ressoava o metal que o enchia. O outro era  muito pequeno e tão fino que podiam-se ver as poucas moedas que continha.
Cada um daqueles homens reconheceu seu saco:
-Eis o meu, disse o primeiro, posso reconhecê-lo; eu fui rico e dei muito.
           -Eis o meu, disse o outro, sempre fui pobre. Não tinha quase nada para repartir.

Mas que surpresa! Quando os dois sacos foram colocados na balança, o maior tornou-se leve e o menor ficou pesado, tanto que elevou muito o outro prato da balança.
Então Deus disse ao rico: Tu deste muito, é verdade, mas deste por exibicionismo e vaidade e para ver teu nome figurar em todos os templos do orgulho e, ainda que doando, não te privaste de nada. Vai para a esquerda e fica satisfeito que a esmola ainda te seja contada como alguma coisa.
Depois disse ao pobre:
Deste pouco, meu amigo, mas cada uma destas moedas que estão nessa balança representam uma privação para ti. Se não deste nada, fizeste caridade e, o que é melhor, fizeste a caridade naturalmente, sem pensar que a levariam em conta. Foste indulgente e não julgaste teu semelhante; pelo contrário, desculpaste-o de todas as suas ações. Passa à direita e vai receber tua recompensa.

**********************************
*********************
*******
*




Eu não sei como as coisas serão amanhã, mas também, o que me importa é viver meu presente, mas acredito que, seja o que for, não levarei minhas roupas, minhas jóias, meus sapatos e cabelos arrumados.
Levarei minha consciência...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA DOS CACTOS

Sobre Amor & Libélulas

l'écriture