I HAVE A DREAM, MARTIN

Eu tenho um sonho no qual um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado do seu credo...que todos os homens são criados iguais...
Eu tenho um sonho de que algum dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos escravos e os filhos dos senhores de escravos se sentarão juntos à mesa da fraternidade. Esta é a nossa esperança.
Eu tenho um sonho! Com esta fé, eu volto para o Sul. Com esta fé, arrancaremos da montanha da angústia um pedaço da esperança. Com esta fé, poderemos trabalhar juntos, orar juntos, ir juntos à prisão, certos de que um dia seremos livres...
Quando deixarmos o sino da liberdade tocar em qualquer vilarejo ou aldeia de qualquer estado, de qualquer cidade...neste dia estaremos prontos para nos erguer. Todos os filhos de Deus, brancos ou negros, judeus ou gentios, protestantes ou catolicos, estarão prontos para dar as mãos e cantar aquele hino dos escravos:
"Finalmente livres! Finalmente livres! 
Graças a Deus Todo-Poderoso, 
Nós somos finalmente livres!
(Martin Luther King)
 ***
Querido Martin, você teve um sonho uma vez. E foi um sonho tão bonito, meio conflituoso e cheio de dias amargos, mas mesmo assim foi um linho sonho. Gostaria que você pudesse ver como estão às coisas nesses últimos anos.
Existem muitos preconceitos ainda, porém, o presidente do seu país é negro. Há negros atores, negros políticos, negros médicos e simplesmente há negros que são apenas negros. Aos poucos, as cores estão se acostumando umas as outras.
Precisamos de um novo sonho agora.
Nossas florestas estão morrendo, Martin. De um lado, temos pessoas morrendo por excesso de água e do outro lado, há pessoas morrendo por falta dela.
A cada dia, animais se despedem desse planeta sem que eu sequer conheça sobre eles. Confesso que estou com medo do futuro, Martin. Estou com medo de que não sobre mais nada de belo e verde para mostrar aos meus filhos, para ver.
Precisamos de um novo sonho. Precisamos que as cores se reúnam e transformem nosso planeta.

  














 I have a dream, Martin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA DOS CACTOS

Sobre Amor & Libélulas

l'écriture