Sobre o Vale...



           Estávamos no alto de uma grande montanha. Abaixo, eu podia ver um rio estreito e longo serpenteando o imenso vale de árvores verdes, e antigas, eu suponho. O vento batia no meu rosto de uma forma diferente, forma esta que há muitos anos eu não conseguia mais sentir. Após tanto tempo na escuridão daquele beco, em meio à lama e aos escombros de minha raiva e ódio, tinha deixado de sentir muitas coisas e só havia pensamentos repletos de vingança.
            -Qual é a sensação?- me perguntou o senhor de branco ao meu lado.
            -De paz. –respondi- De uma paz que esqueci que poderia sentir novamente.
            Não lembro tê-lo visto algum dia, mesmo seu rosto sendo familiar para mim. É como se eu o conhecesse de um lugar que não me lembro.
            -Você passou muito tempo mergulhado no passado, Sam. Deixou a raiva e o ódio aprisionarem você naquele lugar, e não podíamos chegar até você sem que fosse sua vontade.
            - O mesmo acontece com os outros?- perguntei
            -Sim, o mesmo acontece com os outros. Mas nós sempre estamos por perto, Sam. Nós sempre estaremos por perto.
            Ele olhava para mim com ternura, com orgulho por eu estar ao lado dele. Isso me constrangia. Fiz tantas coisas erradas, machuquei tantas pessoas durante muitas existências, mutilei minha alma com ódio que não queria abandonar, pois acreditava que era minha única chance de me vingar, de ter poder sobre aqueles que me escravizaram, de fazer justiça. Esqueci quem eu era, quem eu amava, e após minha morte vaguei sem rumo pelas lamas do calvário com os sentimentos sombrios que carreguei enquanto encarnado.
            Após séculos de trevas, e uma luta árdua de mudança, lá estava eu ao lado deste senhor diante de um vale de imensa beleza. Quanta paz havia em minha alma, meus olhos marejaram após longos minutos encarando o senhor que me olhava com ternura.
            -Foi você que me resgatou daquele lugar?- perguntei
            -Não diretamente, mas de certa forma, eu estava lá com você. Assim como estive sempre ao seu lado durante todas as suas vidas. - respondeu o senhor
            -Eu não sei se sou digno de recomeçar, não diante de tantos erros que já cometi por minha sede de vingança. Eu fiz mal a muitas pessoas.
            -Todos são dignos de recomeçar, Sam. Por isso, vocês são imortais, há toda uma eternidade disponível para novas páginas no livro da vida. Chegou a hora de você escrever uma nova história em sua jornada.
            Como podia me sentir tão completo diante dele? Porque seu olhar parecia ler toda a minha alma? É como se ele visse algo que eu não via. De onde o conheço se nunca vi seu rosto? Então, fiz uma pergunta que não pensei em fazê-la, foi apenas um rápido raciocínio que me veio à mente.
            -Por que você nunca desistiu de mim?
            - Porque eu te amo, Sam. Eu te amo assim como amo todos os seus irmãos na Terra. E não importa quantas camadas de barro estejam sobre você, eu sempre verei a pérola que pus em sua alma no dia que lhe criei. E através de suas escolhas, eu sabiamente as uso para moldá-los até o dia de vocês mesmos verem a beleza que eu já enxergo.
            Ele me amava, Ele me ama e esteve comigo todo esse tempo. Mas nunca me dei conta disso, sempre vivi meus dias na Terra como se Ele não existisse, mas agora estávamos de frente um para o outro. E eu o amo, o amo com todas as minhas forças.
            -E se eu falhar de novo em minha nova chance?- perguntei com minha voz embargada.
            Ele sorriu contemplando meu rosto molhado pelas lágrimas que não consegui mais segurar.
            -Chame por mim, Sam. E eu virei te ajudar, assim como os seus irmãos de luz espalhados por aí. Eu estou em todos os lugares e no coração de todos os homens, ainda que muitos não sintam minha presença, ainda. Eu me faço presente através de um sorriso, de um conselho amigo, de uma flor que desabrocha, no som do mar, na chuva que toca o chão. Eu sou tudo, Eu estou em tudo, Eu estou dentro de você. Fique em paz e aproveite sua nova chance, meu filho.
            E então Ele se transformou em uma pomba branca e partiu, voando para o horizonte e deixando-me ali contemplando meu novo lar.

Fim?

Mas eu não vejo assim, é o fim dos tempos, mas de um tempo de violência, de tristeza; e guardo a esperança de uma nova era que está perto de se realizar. O livro da vida está longe de terminar, não é este o final da historia. Da nossa história, da história da Humanidade.
Nestes últimos versos, eu te digo para nunca deixar de ter esperança, de acreditar nos seus sonhos. Por mais difícil que aparentemente seja de vê-los reais um dia, esse é o momento em que você mais deve lutar. Eu acredito que os seus sonhos são o que há de mais precioso para a Terra nesse momento, então lute por você e por ela.
Às vezes eu me sinto sozinha por pensar assim, por sentir essas coisas. É como se eu estivesse no meio de uma multidão, cercada de pessoas, mas sozinha. O engraçado é que nessas horas, eu descubro uma frase, um pensamento, ou uma história que escrevo como esta e é como se fosse Alguém me dizendo que não estou sozinha; que no meio da multidão, existe alguém que me olha e cuida de mim. E de você também.

Meu desejo é que você nunca deixe de acreditar no amor,
Ele existe e é real.
E que este amor seja capaz de entrar na porta larga e te alcançar.
E te trazer de volta para casa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA DOS CACTOS

Sobre Amor & Libélulas

l'écriture