Sobre emaranhar-se

-Você está se colocando como vítima. Isso não é verdade. No jogo do amor há duas pessoas, e para dar certo é necessário que ambas desejem ficar juntas. Quando uma mulher começa um relacionamento, precisa encarar a realidade, usar bom senso e decidir até que ponto vale a pena ousar. Você era inexperiente e isso a levou a entregar-se baseando-se apenas em seus próprios sentimentos, sem questionar que ele não era você e poderia valorizar as coisas de maneira diferente.
-Eu estava muito apaixonada. Não conseguiria resistir.
- Você sabe que queria estar com ele. Decidiu isso. Só não pensou na possibilidade de ele escolher outro caminho.
-Mesmo que eu houvesse pensado nisso, teria ficado com ele enquanto ele me quisesse. Hoje me envergonho de dizer isso. Mas naquele tempo eu estava cega.
- Se reconhece isso, se sabe que fez o que desejava, porque o culpa por haver escolhido outro caminho? Você fez o que quis e desejava continuar, mas ele mudou. Isso pode acontecer a qualquer um.
(Um amor de verdade, de Zibia Gasparetto)

Pensei em fios quando vi esse trecho no livro que estou lendo.
Sabe, existem fios que seguem um determinado caminho e meio que se fundem, tornando-se um só e seguindo juntos como um fio único.
Mas há fios que seguem paralelos, porém, sem nunca cruzarem-se, não como da primeira forma. Forçar uma união que não existe terminará por emaranhá-los ao ponto de transformarem em um nó, onde não se enxerga mais o começo, muito menos se verá o fim deles.

A vida deve seguir o seu curso livre, sem nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA DOS CACTOS

Sobre Amor & Libélulas

l'écriture