Sobre o quase...


- Eu não consegui mestre. Foi por pouco, mas eu não consegui.- respondeu o aprendiz de cabeça baixa e olhos marejados.
O mestre observou a tarefa inacabada do jovem, e permaneceu em silêncio por alguns minutos. O jovem aguardava tristemente o que pensava ser uma bronca que iria receber. Então o mestre finalmente perguntou:
- O que você pensa a respeito disso?
-Que eu falhei, mestre. É o que sinto, que eu fracassei por ter feito errado, por ter pensado que era dessa forma e descobrir que se tratava da outra. Porque eu deveria estar ciente disso antes.
-O mundo gira, meu jovem. - respondeu o mestre- E nós giramos com ele. Tudo muda, nada é para sempre. Você quase chegou lá hoje, mas não será assim para sempre. O seu quase te ensinou algo que você jamais esquecerá. O seu “quase” te mostrou onde você precisa melhorar.
-Obrigado mestre, mas não é essa a sensação que tenho agora.
-Eu sei, ainda temos o amanhã. Amanhã, você fará melhor. Respeite o seu tempo de mudar. Há muitos que fecham suas portas para o “quase”, pois tem medo de descobrir que estão errados, se acomodam e não buscam por mudanças. Não querem “quases” de transformações em suas vidas.
Após essa conversa, mestre e aprendiz voltaram para o templo e assistiram o pôr-do-sol tomando uma xícara de chá.



“O mestre está pronto quando descobre que sempre será um aprendiz da vida.
Aceite o “quase”, enfrente com coragem as consequências do quase.
De nada vale a plenitude sem a sabedoria.
E a sabedoria tem como nascente as experiências.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA DOS CACTOS

Sobre Amor & Libélulas

l'écriture